Termos de uso
Termos de uso
A Coordenadoria de Tecnologia da Informação PMMT (CTI) estabelece o presente regulamento sobre as políticas de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem (Moodle):
Termos utilizados
- Plataforma: se refere ao sistema Moodle, ou Ambiente Virtual de Aprendizagem, e todos os seus recursos disponíveis
- Ambiente: se refere ao espaço dentro da plataforma usado para interação acadêmica (disciplinas, cursos, grupo de estudos, etc)
- Usuário: utilizador da plataforma, registrado e identificado por login e senha
- Gestor: usuário com função de administração dentro do ambiente, controlando todo seu conteúdo (na Plataforma esta função é denominada professor)
- Chave de inscrição: senha ou código utilizado pelo gestor para controlar o acesso de usuários ao seu ambiente
- Backup: ato de exportar da plataforma o conteúdo total ou parcial de um ambiente, podendo ser restaurado posteriormente
- Importação à ato de transferir conteúdo total ou parcial de um ambiente para outro dentro da plataforma
1- Da utilização da plataforma
a) O acesso à Plataforma se dá através do cadastro realizado através da CTI através dos nomes enviados pelos gestores do curso.
b) Os dados fornecidos durante a realização do cadastro serão mantidos em sigilo e não serão
utilizados para outros fins, nem repassados à terceiros;
c) Esta Plataforma destina-se exclusivamente a atividades acadêmicas (ensino, pesquisa,
extensão, grupos de estudo, capacitações e treinamento de pessoal) podendo ser utilizados por
todos integrantes da PM (professores, alunos e técnicos), exercendo a função de gestor
ou estudante do ambiente;
d) A Plataforma não poderá ser utilizada para divulgação de conteúdos não acadêmicos,
ofensivos, ameaças e discriminações de qualquer espécie;
e) Os casos omissos neste Regulamento serão decididos pelo CTI;
f) Qualquer usuário da Plataforma é responsável pelo cumprimento deste regulamento, não
podendo evocar o seu desconhecimento.
2 – Do conteúdo
a) Os usuários terão de respeitar a propriedade intelectual, não copiando, modificando, usando
ou divulgando em todo ou em parte, textos, artigos, programas ou qualquer outro material, sem
a permissão do seu autor;
b) Aos usuários é rigorosamente proibido o envio de arquivos (upload) que tenham como
finalidade a descodificação de senhas, a leitura de dados de terceiros, conteúdo pornográfico,
propagação de vírus, destruição de outros arquivos ou o não funcionamento da Plataforma;
c) A CTI reserva-se o direito de excluir usuários que não cumpram as normas expostas,
usem linguagem ou elementos gráficos inconvenientes ou ofensivos;
3 - Das atribuições dos usuários
a) Todos os usuários da Plataforma têm de fornecer pelos gestores dos curso
. Esses dados são pessoais e intransferíveis e devem ser mantidos em sigilo e
utilizados apenas para a autenticação no sistema;
b) Qualquer usuário deverá proceder de forma responsável, garantindo o sigilo da sua senha e
chave de inscrição de disciplina de forma a evitar a sua utilização fraudulenta;
c) Os usuários que permaneçam mais de 01 (um) ano sem acessar a Plataforma terão seus
cadastros excluídos automaticamente;
d) Sendo esta uma Plataforma de trabalho colaborativo, todos os usuários registrados devem
identificar-se com uma fotografia de rosto, atualizada (editar perfil do utilizador);
4 - Da gestão do ambiente
a) A criação do ambiente deverá ser solicitada com antecedência razoável, dependendo da complexidade e agenda de atendimento da CTI;
b) Prazo para atendimento do item “a)” deste capítulo será de 15 dias úteis, devendo o
solicitante entrar em contato com o suporte técnico caso o prazo seja excedido;
c) Cabe ao gestor o controle de acesso ao ambiente pelos seus usuários (fornecimento da
chave de inscrição ou inscrição manual);
d) A exclusão do ambiente acontecerá nas seguintes situações:
i. Quando se tratar de cursos de curta duração: de forma automática contando 4 meses
do seu término, ficando disponível para os usuários apenas os cursos vigente .
ii. Quando se tratar de demais atividades: com a ausência de acessos no intervalo de 01 (um)
ano.
iii. Caso seja descumprido o item “d)” do capítulo 1;
iv. A pedido do gestor;
e) As responsabilidades do backup ou importação das informações do conteúdo do ambiente
cabem ao gestor;
f) O gestor do ambiente é responsável pela inserção do conteúdo das atividades e avaliações
disponibilizadas na Plataforma Moodle, devendo zelar pela legitimidade dessas informações;
g) O gestor deve manter a equipe de suporte técnico informada sobre eventuais falhas ou
deficiências no sistema.
Atenciosamente equipe CTI.